O glaucoma afeta diretamente o nervo óptico e faz com que haja perda de células da retina. A pressão intraocular aumentada é o principal fator de risco para o Glaucoma, embora existam casos no qual a pressão está dentro da normalidade. Se não tratado pode causar danos permanentes no disco óptico da retina, podendo resultar …
O glaucoma afeta diretamente o nervo óptico e faz com que haja perda de células da retina. A pressão intraocular aumentada é o principal fator de risco para o Glaucoma, embora existam casos no qual a pressão está dentro da normalidade. Se não tratado pode causar danos permanentes no disco óptico da retina, podendo resultar na cegueira.
Sintomas do Glaucoma
A perda da visão periférica é um dos principais sintomas que, quando em estágio moderado à avançado, resultam na numa visão tubular. Diante da progressão da doença o campo de visão vai diminuindo cada vez, tornando a visão central obscura até atingir a cegueira. O glaucoma pode ser prevenido ou estabilizado com o tratamento especializado. No entanto. a cegueira causada por essa doença é irreversível.
Tratamento
O tratamento se dá através da diminuição da pressão intra-ocular através de medicamentos, geralmente com uso de colírios. Em caso de insucesso com o colírio, a cirurgia pode ser indicada.
Se você possui histórico familiar ou tenha oscilação da pressão intra-ocular, não deixe de consultar periodicamente o oftalmologista. O tratamento precoce garante a manutenção da visão.