Catarata: saiba mais

Catarata: saiba mais

A catarata é uma doença ocular que gera opacidade total ou parcial do cristalino. O cristalino fica localizado atrás da pupila e auxilia na convergência dos raios luminosos para formação da imagem na retina. O envelhecimento natural do cristalino (senil) é a causa mais comum desta doença, o que ocorre ao longo da vida. Mas também, com incidência mais rara, apresenta-se de forma congênita, ou seja, quando a pessoa já nasce com a catarata. Há também circunstâncias que contribuem para o surgimento da doença como diabetes, uso excessivo de corticoide, inflamação intra-ocular, doenças metabólicas e exposição à radiação ultravioleta.

catarata

Sintomas da catarata

Esta doença causa tanto para perto quanto para longe a perda progressiva da visão. Podendo afetar apenas um ou os dois olhos. O paciente pode apresentar também a perda de contraste das cores.

Tratamento

Não há eficácia no uso de colírios ou qualquer tratamento ambulatorial. Para tratar a doença é necessário o procedimento cirúrgico, na qual o cirurgião removerá a catarata e realizará o implante de uma lente intra-ocular.

A Facoemulsificação, popularmente conhecida como FACO, é a técnica mais utilizada no mundo para correção catarata.

Com grande avanço tecnológico e equipamentos que auxiliam a extração do cristalino opaco, a FACO possibilitou uma verdadeira revolução na forma de tratar a catarata.

A recuperação visual é rápida, quase não existe dor no pós-operatório e é possível na maioria das vezes tratar também os erros refracionais como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

A cirurgia de FACO envolve, além da extração da catarata, o implante de lentes intra-oculares.

Lentes Intra-oculares

As lentes intra-oculares (LIO’s) são próteses, geralmente de acrílico, usadas no final da cirurgia da catarata

Com elas é possível, na maioria da vezes, tratar os erros refracionais como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Existem diversos tipos de lentes intra-oculares mas é possível dividí-las em 2 grandes grupos: LIO multifocal e LIO monofocal.

As lentes multifocais são usadas com o intuito de melhorar a qualidade de leitura do paciente após a cirurgia de catarata. Dependo do modelo escolhido elas podem priorizar a visão intermediária (60cm) ou a visão de perto (35cm).

As lentes monofocais são lentes de foco único, assim sendo não é possível corrigir a visão de perto como essas lentes sem que o foco de longe seja prejudicado no mesmo olho.

As lentes intraoculares podem ser esféricas ou asféricas. As lentes esféricas são as lentes mais simples do mercado e geralmente a necessidade de óculos no pós-operatório é maior como o uso desta lente. As lentes monofocais asféricas são lentes destinadas a correção da aberração esférica, possibilitando melhora da qualidade visual e maior independência do óculos para longe.

Existe ainda uma outra opção de lentes intra-oculares chamada de lentes tóricas. Elas podem ser multifocais ou monofocais e servem para corrigir o astigmatismo durante a cirurgia de catarata.

Pergunte ao seu médico qual o melhor tipo de lente intraocular em caso de necessidade de operar a catarata.