O Ceratocone é uma o doença que afeta os olhos e interfere na espessura e formato da córnea. É denominado Ceratocone porque a córnea fica mais fina e bicuda ou mais encurvada, em forma de cone. Possui característica não inflamatória e provoca a percepção de imagens distorcidas. Seu aparecimento mais comum ocorre ainda na puberdade, em …
O Ceratocone é uma o doença que afeta os olhos e interfere na espessura e formato da córnea. É denominado Ceratocone porque a córnea fica mais fina e bicuda ou mais encurvada, em forma de cone. Possui característica não inflamatória e provoca a percepção de imagens distorcidas. Seu aparecimento mais comum ocorre ainda na puberdade, em geral entre os 13 e os 18 anos de idade.
Sintomas do Ceratocone
A visão distorcida, principalmente para longe é o principal sintoma do Ceratocone. No entanto, a visão de perto também pode sofrer redução. Algumas pessoas também podem apresentar visão dupla (diplopia) ou a percepção de várias imagens para um mesmo objeto (poliopia), além de sensibilidade excessiva à luz (fotofobia). Existe uma relação muito forte entre o ceratocone e a alergia ocular. Sendo assim, a maioria dos pacientes portadores de ceratocone apresentam coceira ocular e outras formas de alergia, como rinites e dermatite atópica.
Tratamento
O principal objetivo do tratamento é proporcionar uma boa visão ao paciente, assim como preservar a saúde da córnea. Como alternativas o médico avaliará o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgias. Dentre as cirurgias indicadas estão:
- Tratamento de alergias: é extremamente importante a tratamento da alergia para cessar a coceira dos olhos. O trauma mecânico ocasionado pela hábito de coçar os olhos contribui para enfraquecimento da córnea e progressão da doença.
- Crosslinking: o objetivo deste procedimento é criar mais ligações covalentes no estroma, aumentando a resistência da córnea. Isto reduz a chance de progressão do Ceratocone.
- Implante de anel corneano: este procedimento é realizado com anestesia local e possui o benefício de ser reversível ou potencialmente substituível. Tem por objetivo melhorar a forma da córnea, e por consequência, a qualidade da visão. Este procedimento evoluiu muito com o surgimento do laser de fentosegundo, o qual possibilita um posicionamento mais adequado do anel.
- Transplante de córnea: o transplante geralmente é necessário para os casos avançados, na qual a visão com óculos ou lente de contato não é satisfatória, não existe tolerância a lente de contato, e na presença de cicatrizes ou opacidades.
Diante de qualquer sintoma ou desconforto em sua visão, procure um oftalmologista.